domingo, dezembro 17, 2006

Publicado

É oficial!

O meu artigo foi publicado e até aparece uma referência na capa :) É estranho mas parece q n tou tão contente ao vê-lo na minha mão como quando mo mandaram por mail a dizer q ia ser publicado....

Mas enfim... o artigo n é nada de outro mundo... a quem possa interessar chama-se "Suspeita de miastenia gravis num bulldog inglês".

Hmmm... sou uma autora publicada :p.... weird....

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Porquê?

Porque é que quando tentamos fazer algo de bom, ajudar um pouco a vida ou a sorte nos vira a cara e nos deparamos numa situação sem luz ao fundo do túnel?

....

Não é justo

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Novidades

É com muito gosto que anuncio que o Stevie (aka blind zero) foi ontem para a nova dona!!

Estamos com muita esperança depositada na nova dona que nos parece ser excelente. Esperemos que tudo corra bem.

Quanto à boxer, já há um possivel dono ao virar da esquina!:) Único senão é que ele tb já tem uma boxer por isso as meninas vão ter que se dar bem :)

A ver vamos... cross your fingers...

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Apelo

Vou usar este blog para algo que nunca fiz: para pedir ajuda.

Não para mim, mas para 3 animais que cruzaram o meu caminho.

Há cerca de 15 dias apareceu junto à clinica onde estou a estagiar um malamute macho adulto de cerca de 45 kg (grande e muito bonito), uma boxer adulta com um tumor de 2,5kg numa das patas.
Com a bondade dos veterinários da clinica, operámos a boxer, que permanece agora em minha casa até se arranjar um bom dono.

A boxer é extremamente carinhosa, muito asseada (recusa-se a fazer chichi dentro do canil) e brincalhona. Calculo que tenha cerca de 5 anos, talvez um pouquinho mais. Embora extremamente carinhosa com pessoas, não me parece particuarmente sociável com outros cães, por isso gostava de a colocar com alguém que a tivesse apenas a ela.

A alternativa da cadela é voltar para junto do malamute....mas isso é outra longa história...


O malamute e a boxer moravam numa casa perto da clinica. Casa essa que está abandonada e com um cadeado no portão. Por alguma razão, quando eles fugiram o cadeado estava aberto. Para que nao houvesse o risco de o malamute (baptizado de Wolf) ser atropelado, optámos por fechá-lo no seu quintal. Estava bastante magro, com as orelhas em sangue devido às moscas e esfomeado. É um animal imponente mas extremamente calmo, pelo que pudémos manipulá-lo e tratar um pouco das orelhas.

Infelizmente, a pessoa que supostamente os ia alimentar (que aparentemente só lá vai de semana a semana se tanto) fechou o cadeado e de momento só conseguimos alimentar o Wolf pelo portão e dar-lhe alguns comprimidos do mesmo modo. Com frio e chuva que tem apanhado o Wolf tem mostrado dificuldade em fazer alguns movimentos mas com uns antinflamatórios parece que conseguimos diminuir o seu desconforto.
Estamos preocupados com a situação e sentimos que o temos de tirar de lá, mas não temos para onde. O canil municipal com canis de 1x2 m são obviamente pequenos demais para um animal da sua envergadura.

E por fim, o último cão. Trata-se de um epagneul breton com 2 meses e vacinado que foi levado à clinica para ser abatido por ser cego. O dono manifestou a vontade de o dar se alguém o quisesse mas como n conseguiu decidiu abater o cachorro que queria para a caça...

Ninguém teve coragem de o fazer. Trata-se de um cachorro mt activo, que segue os nossos passos, brinca muito e é muito carinhoso. Foi baptizado de Stevie.
Precisa de um dono dedicado e eventualmente de um cão mais velho que possa seguir.



Se souberem de alguém que tenha condições e vontade para tratar bem algum destes 3 animais, por favor digam algo.

Obrigado

domingo, novembro 26, 2006

Pérolas

"Este é o cão da fractura da pata?"... "Não! Ele tem é uma pata partida"

duh!


"queria estroquiar o meu cão"

nop...n é castrar..... é mesmo tosquiar lol

segunda-feira, novembro 20, 2006

As I stand still
And my mind races
I wonder about the future
And what is instaured


I wonder about me
About what would I be capable off...

It all seems scary... hopeless and just not right
I'm just not fit

I'm scared, worried and confused....
I'm just tired of thinking
But there isn't any other way

quarta-feira, novembro 08, 2006

Artigo

O meu artigo vai ser publicado
O meu artigo vai ser publicado
Tou contente :)
E tá tão lindo lol
Hehehehe
(pareço parva...)

quarta-feira, novembro 01, 2006

Parar

Não posso parar...

Quando páro fico inquieta e não sei porquê.... isso preocupa-me, deixa-me desconfortável... começo a pensar em coisas que não devo e demais....

Prefiro o cansaço.... deixa-me estoirada é verdade, mas ao menos durmo melhor e sei de onde vem....

Não posso parar.... não posso....

terça-feira, outubro 31, 2006

Num dia como os outros...

em que o sol espreitava e aquecia tudo o que a rodeava, sentiu necessidade de satisfazer a vontade que crescia dentro de si. Conhecia-a bem... Sorriu levemente e saiu para a rua.

Atravessou o pátio que a distanciava do objectivo da sua caminhada. A cada passo sentia o sol a tocar-lhe na pele e um arrepio de calor inundava-a. Sempre lhe soubera bem sentir o calor de um dia alegre.

Abriu o portão e olhou em redor. Os animais de sempre. Sentou-se à beira do lago improvisado e fechou os olhos. Voltou a face para o sol e deixou-se inundar por breves instantes pela tranquilidade que isso lhe transmitia.

Sorriu uma vez mais. Como uma coisa tão simples podia ser tão boa. Ao longe ouvia os gansos e as galinhas em amena cavaqueira, aparentemente alheios à sua presença.

E então começou a cantar, bem baixinho. Era o único local onde se autorizava a cantar. Cantava quase sempre as mesmas músicas...quem sabe os gansos não a começariam a reconhecer?

Um encontrão obriga-a então a abrir os olhos. É o bode que vem reclamar os seus mimos e a sua atenção. Cumpre alegremente com a obrigação e sai.

Sai em direcção à piscina. Senta-se na borda e coloca os pés dentro da água morna. Imediatamente é ladeada pelas cadelas...mais uma coisa que a faz sorrir.

E ali fica...quieta...apenas mexendo os pés.

O frio vence-a...sempre...assim que o sol desaparece no horizonte.

E então volta à vida de sempre.... limpa e reconfortada, quieta e de alma partilhada.

Não é preciso muito para se ter um momento de tamanha calma...

domingo, outubro 22, 2006

Qs 2 meses de estágio

Bem, estou qs a chegar a meio do meu estágio e estou cansada. Aparentemente começa a notar-se já que a minha mãe me manda descansar, me dizem que estou "branca" e já lá vão 2 kg. Posso andar cansada, mas ao menos tou cansada e mais magra lol

Tenho uma teoria, perdi esses 2 kgs em matéria cinzenta, pq n tenho juizo. Não...simplesmente n tenho.

Passo a explicar.

Como n tinha ainda trabalho e preocupações suficientes, e n chegava suficientemente tarde a casa, decidi meter-me em mais um projecto.

Tão a ver as 2 horas pós aulas em que os miúdos da primária têm de ficar na escola, que gerou mta confusão pq os profs n tinham tempo, blá blá? Pois... estão a ler as palavras de uma das novas animadoras das escolas cá da terra.

Pois... eu só vou começar a dar "aulas" em janeiro, mas o projecto começa amanhã (e eu entrei na quarta à noite...) por isso tenho tido montes que fazer e tenho chegado a casa a roçar mais a meia noite do que eu gostaria... Passei a noite d ontem a recortar circulos de cartolina.... enfim...

Axo que vou ser comida viva pelos putos, principalmente nas escolas mais problemáticas. Durante 20 semanas vou estar com 75 miúdos, repartidos em 3, por semana durante 4,5 horas. Vou falar obviamente de animais e temas relacionados com a veterinária....


*suspiro*...........no q eu me meto............ Vai ser bonito...vai vai lolol

domingo, outubro 15, 2006

Castigo

Ah pois é! esta semana fiquei de castigo.... os pais foram viajar... a mana foi viajar... e eu fiquei a trabalhar das 10h às 22h que é para aprender...

Tenho visto coisas giras e até gostava de ir pondo aqui umas imagens divertidas, mas falta-me o tempo e paciência para instalar o belo do programa que me deixa fazer isso.. a ver se entretanto faço isso...

Esta semana voltei a ouvir frases divertidas como "tenho aqui o cão pronto para a dra hipnotizar" e "castrar o gato é uma coisa reversivel não é?" ...é claro que é... guarda-se os testiculos num frasco e quando a dona lhe aptecer voltamos a colá-los no sitio :)

O cansaço começa a mostrar-se na motivação, a dislexia aparece.... mas já faltou mais :)

domingo, outubro 01, 2006

Soraya

A Soraya era uma rottweiler de 40 Kg e tinha de ir ao veterinário de ançaime.

A Soraya deixou de urinar.

A Soraya deixou de comer durante 2 semanas.

A Soraya perdeu 20 Kg e a força.

A Soraya deixou de levar ançaime.

O dono da Soraya dormia no sofá junto dela para controlar o soro, a sua única fonte de energia.

A Soraya tinha de ser algaliada todos os dias.

Todos os dias os donos faziam kms e kms para ir à clinica com ela ao fim do dia para então ser algaliada.

Todos os dias a urina trazia pús e cada vez mais sangue.

A Soraya deixou de ter forças para a andar.

A Soraya foi a lisboa onde lhe disseram que os rins já não tinham hipótese.

A Soraya foi eutanasiada na sexta feira com a dona ao lado a chorar a despedida.



Por mim...

Custou...

terça-feira, setembro 26, 2006

Bolas

Bolas que ando cansada....

Tenho chegado a casa tarde.... saio às 9h30 e cheguei ontem às 22h45 e hj às 22h15.... entre o tomar banho e jantar n sobra tempo para nada e chega altura de pôr o sono em dia, pq amanhã há mais...

Comecei a estagiar com 5 vets e agora estamos reduzidos a 3... logo o trabalho amontoa-se.

Passamos um dia calmo (ultimamente pq no inicio n foi assim) e chega-se as 20h aparece meio mundo e aquela clinica torna-se no fim do mundo em cuecas.

E mesmo como hj, que chega às 21:30 (uma hora após o fecho da clinica) e pensamos em ir para casa, há sempre algum animal que atropela um carro ou se atira de um 2º andar....

Tou cansada e preocupada com o futuro, mas prefiro estagiar mil vezes a ir para as aulinhas ou marrar para exames.

A ver vamos se continuo assim...

segunda-feira, setembro 18, 2006

Ausência

Pois muito bem... depois de muito tempo de ausência cá estou eu de volta para atazanar a vida aos fiéis leitores deste humilde blog.

A razão da ausência deveu-se a lerdeza da telepac, mas problema resolvido, toca a fazer o update.

No meio desta pausa envelheci mais um anito e muito importante: comecei o estágio final de curso.

Entrei agora na 3ª semana e 6 dias por semana, de 8,5 a 11h por dia lá estou eu a bulir...

Para a contabilidade vão uns testiculos de gato, uns catéteres colocados, já faço vacinações sozinha e ajudar nalgumas cirurgias... não me posso queixar... a n ser do facto que chego a casa, como, banhoca e cama... ando bastante cansada, e o domingo n me deixa recuperar o suficiente.... mas são apenas 4 meses, por isso há que dar o máximo.

Claro que nestas 2 semanas já há coisas curiosas... óbvio!! Desde donos que dão a ração "prurina" aos animais... ao cão que se chama Meno como o peixe lol

Estas têm sido o que eu chamo a semana do labrador, do "tenha o seu cão atropelado" e "atire o seu gato do 3º andar" e mais recentemente "gatos bloqueados" (entenda-se incapazes de urinar devido a cálculos da bexiga/uretra).

No meu primeiro sábado de "serviço" tive o maravilhástico prazer de ir dar uma voltinha por Portugal um pouco mais profundo para administrar com um Vet cerca de 50 vacinas da raiva (e outras tb) a cão de caçador!! Cão de caçador n tem dor, n tem cheiro (senão n viviam onde têm de viver coitados)... tem é um medo que se pelam.... n gosto mt da maioria dos caçadores....

No último sábado fartei-me de rir com um caso... e explico obviamente a seguir lol

preparar...

Passei uma hora a serrar um ralo de uma banheira. E agora perguntam vocês: "Um ralo de uma banheira?" E não... não dei em serralheira, mas por pouco, já que um pinscher decidiu enfiar 2 dedos dentro de um dos orificios de um ralo. Ora como os ditos deditos estavam inchadissimos, moizinha e os outros vets tiveram de sedar o bicho e serrar a dita cuja.... já fiz coisas mais fáceis e que me cortaram menos, mas no fim o pequenote ficou livre. Claro que uma situação tão hilariante teve direito a foto minha e de todos os telemóveis presentes lololol

sexta-feira, agosto 18, 2006

Resumo do último ano


Pois bem... se no 3º post deste blog eu fiz um apanhado à vida de estudante de veterinária, axo apenas justo que termine o dito cujo.

Pois bem. Parte do 4º ano já relatei, noites de braço enfiado em rectos bovinos... cheiro a porco nas mãos... nada de muito anormal na verdade.

O segundo semestre n mudou mt.... Começámos a ter aulas de cirurgia em cães e gatos. São 4 horas mt giras, n fosse o facto de metade dos cadáveres estarem congelados e a outra metade podres.

Na minha primeira aula, calhou-nos um bull mastif. Assim que o abrimos deparámo-nos com um interior no mínimo sportinguista. Não me afecto com cheiros, mas ao que parece o meu professor sim, já que se recusou a aproximar da mesa... mt fraquinho o meu prof lolol

A verdade é que passei mais de hora e meia só a fechá-lo.... suturar um elefante daqueles demora um pouco....

Este ano comecámos a ter mais saídas de campo com o professor de animais de pecuária e começámos a conhecer explorações e a tentar (pelo menos no meu caso) ter mais à vontade com as vacas e principalmente tentar perceber o q vai dentro do recto das mesmas.


Sou mt sincera... para mim uma palpação rectal é um mundo perfeitamente abstracto... sinto o cérvix e ee.. já vou com mta sorte.... a quem domina a técnica os meus mais sinceros parabéns, mas confesso que nas noites de matadouro do 4º ano descobri logo que os rectos n foram feitos para mim...


Este ano tornei-me oficialmente Caty. Qd se pertence a um trio com nome como Gui e July, um nome com 4 sílabas passa rapidamente para duas.
E foi como Caty que este ano correu sobre rodas, graças aos restantes "is" do trio maravilha... a eles o meu mt obrigado. Coimbra tornou-se um sitio mt melhor qd se ganha amigos destravados e fantásticos como eles. Até fomos laurear a pevide os 3 a Cabo Verde lol Eles irão ser igualmente os meus futuros sócios lol cof cof... A vida ganha sempre mais cor com uma Gui e um July lol


quinta-feira, agosto 03, 2006

...calma...

Sim estou de férias.... mas assola-me uma calma imensa, anormal mas ao mesmo tempo que conheço tão bem.

No verão passado foi o mesmo... parece que me esgoto durante o ano, e qd chego a esta altura, em q posso abrandar... páro.

Não tanto fisicamente, pq continuo a sentir a necessidade de arranjar projectos doidos para ajudar a passar o tempo... mas psicologicamente entro em latência.... não me apetece nada...

Longe vai o tempo em q eu tinha de sair de casa e estar em movimento. Nã... n me apetece sair à noite e durante o dia... saio qd tenho algo para fazer. Deixo-me ficar por casa entre projectos que me entretêm....

Qd penso em algo q gostasse de fazer, q teria de sair de casa e me desse um gozo imenso.... fico em branco... penso em ver o pôr do sol e pés na areia molhada no final do dia numa praia sem ninguém.... mas logo a seguir...nã.... n me apetece.

Parei... e nem sei se quero voltar a mexer-me. E com isto prejudico algumas pessoas... principalmente a Ti... mas n sei se tenho ou quero ter forças para me forçar a mexer...

Sentem-me chocha.... eu eu tb... e até faço um esforço em determinadas alturas para n estar... mas a inércia invade-me por completo...

Esgotei-me...

quinta-feira, julho 27, 2006

Férias

Eu tou de férias!!!! Deixei tudo feito e tou verdadeiramente de férias.

Estranho só ter tido o juizo de fazer tudo na altura no 4º e 5º ano... nos primeiros 2 escolhia deixar sempre anatomia para setembro...era anual e tal...

Mas não! Tou de férias e conto começar a estagiar logo no inicio de setembro... :)

Tava cansada e de rastos e agora sinto-me mais ligeirinha e posso perder horas a pintar prateleiras e a fazer parvoíces que já n faz mal, pq já n tenho um dossier carregado de matéria à minha espera :)

Hmm a ver se venho cá deixar um resumo do meu 4º e 5º ano à semelhança do q fiz para os outros no meu 3º post julgo.

Só falta o estágio e estou licenciada.... continuo a axar muuunto estranho.

quinta-feira, julho 20, 2006

Mudança

Tudo muda... até o mundo está sempre a mudar à minha volta.

Só eu não mudo.

Pq n sou capaz de mudar?....

terça-feira, julho 18, 2006

Fim

Cheguei ao fim da parte "teórica" cheia de aulinhas do meu curso.

Fiz ontem CAC e com ela abri a possibilidade de começar a estagiar em setembro... Falta apenas uma cadeira, de interesse questionável e avaliação contraditória de seu nome Seminários.
Depois do cadeirão que me tirou toda a energia, concentração deparo-me com uma tão simples que até tenho medo de me desleixar e acabar por tirar uma nota vergonhosa.

As minhas notas este semestre foram bastante boas (excepto tecnologias alimentares mas isso é uma longa história). Saiu-me do coiro... e domingo passado atingi o limite de cansaço que uma vez senti no 3º ano...esqueço-me do nome de amigos, não me consigo concentrar, os olhos doem e semicerram-se e perco sequer a força para me preocupar com exames e com o facto de saber a matéria ou n.

A verdade é que eu posso ser uma das 6 pessoas que pode acabar esta parte do curso agora em julho e saquei um 15 a CAC graças ao meu diagnóstico de hipotiroidismo e dermatite por Malassezia (levedura).

Tou esgotada, contente.... mas parece q ainda n acredito q tá feito. Ainda me custa pensar que por esta altura do ano que vem posso (espero) estar formada e (lagarto lagarto lagarto) a trabalhar....
É q n sei se sabem.... eu sou canita!




PS: Ia morrendo derretida em coimbra...e no domingo véspera de exame e pico de exaustão e calor: telefonema da mana que tava na piscina com montes de pessoal amigo.... excelente n? lol

quarta-feira, julho 05, 2006

Happy Day

Ok... eu sei que Portugal perdeu e isso vai aparecer em milhentos posts. A única coisa que posso dizer é q eu já tava à espera por isso não estou traumatizada :p

Nota MUUUUNTO positiva do dia de hj? Pois muito bem: Acabei todas as minhas cadeiras de grandes animais... já n tenho de voltar a pensar em vacas!!! Nem a temer orais com o Temível Dr Cannas :) (hj até foi mt simpático... foi uma meia hora mt agradável lol).

Mais! Saquei, como no primeiro semestre, um belo de um 15! Muito contente tendo em conta que ontem tava a dar em doida, assim como os meus colegas, pq uma pessoa nunca sabe o que sai da cabeça daquele senhor. Ao que parece o homem até me deve curtir um cadito lol


O meu Ben está um pouco melhor, n quer sair do curral, mas tá menos inchadito e tal...

Bolacha Maria - mais pesada e bonita, continua a vomitar um pouco...

Becky - camões provavelmente devido a alguma unhada da Bolacha e agora deu em urinar em tudo o que se seja parecido com uma caixa lol...

Buffy - lá continua pachorrenta para aturar a Bei, mas brinca com ela e tá menos destruidora.

Bei - prefere brincar a comer, ou seja, para comer tem de perseguir pelo menos um pouco a comida. O pior é que ao lado tem um aspirador chamado Buffy que tem de ser distraído ou ela nem chega a ver a comida lol

A Bali e a Brisa (raio de nome) estão bem obrigado. Porca e ovelha cujos nomes n me ocorrem de momento encontram-se bem e no caminho do prato :p


Próximo e o derradeiro exame: CAC (clínica de animais de companhia)

Tema do teórico - tudo sobre oncologia
tudo sobre medicina de urgências
tudo sobre neurologia
qs (?) tudo sobre animais exótico(lagartos,cobras,tartarugas,aves,
coelhos,porquinhos da india)

Exame prático - matéria de 3 semestrais do 4º ano + 2 semestrais de CAC do 5º ano (Nice n é???) e é uma oral e tudo... que vontade!!!

Nova corrida, nova viagem... o carrocel n pára..... (mas já parava que eu já levo com 6 exames em cima).


sábado, julho 01, 2006

Pois muito bem... já se passou mais uma semana e há novidades.

Tenho 4 cadeiras feitas e com notas até catitas e o meu exame de sexta tb estará concerteza feito.

O problema de chegar aqui é deparar-me de seguida com as 2 piores cadeiras que tenho: CAC e CEP.

Para quem acompanha este blog há algum tempo, recordar-se-á de uma famosa oral... Pois muito bem... tenho outra para a semana com o mesmo delicioso professor... A matéria é exactamente a mesma ( :p) e axo que ele até atina cmg por isso tou com alguma fé. O pior é que n tenho mt tempo pa marrar, pq é já 4ª ( e ainda bem pq se fosse 5ª era uma desgraça lol)...

Tenho 3 disciplinas entre mim e o término da minha fase de aulecas do meu curso... tudo bem que dois deles n são fáceis... mas ainda assim quero terminar e ao mesmo tempo... não quero...

Assusta-me o que virá e tenho medo de n ser capaz de reagir e ter inciativa/lata/estaleca como os meus colegas demonstram dia após dia...

Não sei... o cansaço também já se acumula...


Já agora.. alguém conhece uma boa bruxa? é que pelos vistos tou a precisar... é que agora tá o meu bode doente.... deram-lhe ervinha nova e cheinha de água, não dão palha = timpanismo espumoso. Conclusão: tenho eu e o resto da malta de andar a enfiar-lhe garrafadas de uma solução que ele e nós odiamos... claro que ele cada vez tem mais força, embora continue muito inchado.

Nota positiva... hehe... o vet que cá veio só o conseguiu intubar à 3ª e eu consegui intubá-lo à primeira (n que eu tenha gostado mt de o fazer ao meu Ben mas enfim... tinha de ser...)


quinta-feira, junho 22, 2006

Novidades

Pois bem...nem tudo pode ser mau e ainda bem que assim é.

Hoje vi a Buffy brincar, correr atrás da bola e inclusivé brincar com a Bei. Claro que ainda põe aquele ar cansado/saturado de aturar uma coisa hiperactiva e que morde que se farta (humanos... pq à Buffy há mt respeitinho!).

Fico mais aliviada.

A Bei Tei Pei tb já come (andava armada em pisca e n queria comer a comidinha XPTO) por isso comprou-se outra e a canita já se lambuza toda... claro que quem fica a ganhar (peso) é a labrador que vai começar a comer comidinha junior já que a dona taralhoca (tb conhecida como eu!) comprou logo 10 kg que a caganita me mandou comer a mim.

Claro que nem tudo podem ser rosas e a Bolacha Maria n tá a querer comer. Ela está com Coriza, e no fds passado andou a tomar o que axávamos ser antibiótico. Afinal a vet enganou-se nos blisters e deu-nos antiflamatório numa dose 20x superior à dose que a canita poderia tomar. Conclusão: vómitos!

Lá conseguimos parar os vómitos, mas sem o antibiótico (estamos à espera q o estômago acalme) parece cada vez mais letargica e sem apetite literalmente para nada, já que ela tem 6 rações à sua escolha. Amanhã espero começar o AB e a ver vamos se se começa a sentir melhor para começar a comer, já que ela já perdeu peso.

E pronto... as feridas começam a sarar, as preocupações a diminuir.... Só os exames é que n desaparecem... :)

3 feitos... 5 pa fazer... olé



Bei Tei Pei em todo o seu esplendor!

quarta-feira, junho 21, 2006

Tenho medo

Sinto a Buffy triste, envelhecida de repente.... tenho medo que volte a acontecer tudo de novo... que à semelhança do velho Bola, ela entre em depressão e desista da vida...


...n estou pronta para perder outra grande amiga....


n estou...

terça-feira, junho 20, 2006

Descobertas

Descobri q qd tou mal bloqueio... bloqueio tudo o que rodeia, bom ou mau e entro num estado de autómato, que permite deixar de sentir. Fecho-me, isolo-me e fujo de mim...

Descobri também que nem sempre me é possível bloquear tudo, e a ideia de ter de abater a minha própria cadela era algo que n conseguia bloquear. Acabei por n ter de o fazer, e a minha irmã cumpriu a promessa de estar junto dela, como ela merecia.

Agora temos um pirralhito cá em casa para o que foi 3 cadelas, que passaram a 1, voltar a 2 para que a minha labrador n se sentisse sozinha. Ainda olho com estranheza para a canita...

Preciso de dormir, preciso de hibernar.

Até sempre...



sábado, junho 17, 2006

Nº 100

Hmm já tinha escrito meio post, cheio de piadas e tal mas ele acabou de perder o propósito dele...


Acabei de confirmar a morte da minha cadela.... e muito provavelmente vou ter de eutanasiar a que a atacou....

yupi para mim....

sexta-feira, junho 09, 2006

Fim

Bem... breve resumo das últimas semanas:

Visita ao Bacalhau Pascoal - é sempre bom estar a passear pelos corredores da fábrica a cantarolar com os colegas "hj é dia de pascoal...bacalhau com natas...bacalhau com batatas..." lol Devo dizer que é igualmente fascinante (ui) entrar num barco com marinheiros que n vêm mulheres há 5 meses.... mt mesmo...:p

Jornadas de Buiatria na UI - Nice... muitas pendas... alguns temas interessantes, "proposta" de trabalho e bocas de pessoal intimidado pelos alunos da privada....enfim...

Mt calor...uma amigdalite... apresentação dos últimos trabalhos... e pronto...assim acabou um ano, qs um curso.

Ontem foi o meu último dia de aulas. O último dia em q partilhei a sala com os meus colegas de 5 anos....

É uma sensação muito estranha....

Segunda... lol.... Exame de Economia... vai ser lindo vai lololol

sexta-feira, maio 26, 2006

O inicio do fim

Faltam 2 semanas para terminar o semestre e começar a época de exames.

Faltam 2 meses para, se correr tudo bem, eu ficar com o ciclo de aulas do meu curso completo.

Oh-Meu-Deus!!!!


Estas duas semanas que passaram foram complicadas. Todos os trabalhos, saidas de campo... tudo calhou nestas semanas e na próxima ainda vou ter uma versão abreviada.... Tou cansada, e nem sequer comecei os exames...


Ah!!!!!! A sessão de esclarecimento sobre a gripe das aves aos miúdos do 5-6º e 8-9º correu muito bem. Fizémos um total de 10 sessões nesse dia (415 miúdos), com direito a 30 minutos para almoçar. Saiu-nos do couro mas deu muito gozo. É muito bom ver aquelas cabecitas do 5-6º ano a inventar problemas para colocar "onde é que nasceram os vírus" "quando nasceram os vírus" "como é que é feito um vírus" que nos deixam obviamente pasmados pq não fazemos a minima como explicar uma coisa dessa a pessoal do 5º ano. Mas axo que nos safámos..... e há claro as respostas óbvias do 8-9º lol "o q quer dizer H5N1? 5 hidrogénios e 1 azoto" lol :)

E graças a isto fomos noticia no jornal... só no jornal de leiria mas mesmo assim encheu-nos de orgulho e aos professores que nos ajudaram no projecto.

O mundo parece ter parado um pouco... até a blogosfera parece mais calma e parada do que costume...

antecipam-se as férias ou o inferno dos exames ;)

No próx post quero ver se coloco umas fotos do cortejo :) Viva a cartola amarela e azul! :p

quinta-feira, maio 11, 2006

E assim...

acaba a queima do meu último ano.

Não sei se a aproveitei ao máximo, talvez a tenha aproveitado o máximo que o espírito deixava.

Jantar de turma na noite da serenata, repleto de gargalhadas, lágrimas (minhas não graças a deus!) e palavras que me disseram tanto...

Pareço uma velha melancólica a falar... se calhar é assim que sou I guess....

Domingo - garraiada na Figueira da Foz. Foi o primeiro ano que fui e confesso que tenho pena de não ter ido antes. A tourada n valeu nada para além do facto de eu n gostar de touradas... de qq modo, a brincadeira entre colegas de vet no picanço para a pega das vacas foi excelente. A road trip tb foi animada claro...

Segunda ir ver Xutos. Ok confesso... não me conseguem entusiasmar... respeito mas não consigo ser fã.

Terça - Graaaande desfile! O pessoal tava a animado e tinhamos montes de letras fixes para cantar. Claro que cheguei coxa ao final do cortejo (como chego sempre) mas ainda ganhei coragem e fui ao queimódromo.

Por fim, Quarta feira - Chá dançante. Basicamente é para cartolados e destrói-se o cenário do baile de gala. Não fui trajada mas aproveitei ao máximo. Tomei banho em bolas de esferovite que se enfiam pela roupa toda, cabelo... tudo tudo. Muito fixe mas José Cid SUCKS e viva os Made In lolol

Tou cansada, e sei que não é só das noitadas. Tenho a alma cansada e sei que hj sangra mais que o costume.

Apetece-me hibernar.

sexta-feira, abril 28, 2006

Encruzilhada

Pois muito bem... voltei!

Dps de uma semana de férias em Cabo Verde (e merecidas devo dizer) estou de volta e já com uma semana de aulas em cima. SIM! Pq na Vasco da Gama não há pontes!

A minha apresentação às escolas da Gripe das Aves está marcada (dia 16) e já estão feitas. Tenho a sensação que vou ser comida viva pelos mais de 400 putos que nos vão aturar, mas não há-de ser nada.

Para a semana começa a minha última queima, e n estou tão entusiasmada qt isso. Amanhã é a benção das pastas à qual vou faltar, mas este ano n quero faltar à garraiada! Não sou muito bicho nocturno, embora queria sair este ano e visitar qb o queimódromo. A cartola e bengala já tão a caminho e os jantares de curso e turma marcados.


Apesar disto tudo, e já começar a ver os trabalhos a organizarem-se.... estou em pânico.

Estou em pânico com a ideia de terminar o curso, do estágio final e acima de tudo, do que irei fazer após o estágio final.

Um dos meus profs diz que sou nova e tenho tempo para me decidir, para me orientar e escolher o que quero fazer. Penso numa pós graduação mas é algo complicado para mim ir para os EUA sozinha... mais... primeiro tenho de ter a certeza se gosto mesmo de comportamento animal antes de ir fazer uma pós graduação na área...caso contrário serei, como disse o prof "apenas mais um vet a fazer clinica".

E apesar de ele me dizer que não estou numa encruzilhada e que escolha o q escolher n fecho nenhuma porta.... pq é que eu me sinto como se estivesse?

....



Quinta feira... nova saída de campo. Pode ser que desta eu consiga apalpar os malfadados ovários....

sexta-feira, abril 14, 2006

1º dia de férias...

e chove????? .... nem comento....

Ontem cheguei cansada e mal cheirosa a casa depois de uma maratona de braço enfiado em rectos bovinos.... digam lá se a vida de veterinária não é bonita?

Principalmente para ouvir algo como um colega meu ouviu da namorada: "cheiras mal mas eu gosto de ti na mesma" lolol

(ou se ri... ou chora)

quarta-feira, abril 12, 2006

Quase quase férias

Bolas.... quase mais uma semana que passou e dou por mim não cansada mas sim esgotada. O discurso já n é coerente, pára mtas vezes para me tentar lembrar do que era que eu queria dizer.... dislexia começa....pachorra desaparece.

Amanhã mais uma saida, bombarral para ser mais precisa, e entro de férias. Vai ser fixe. Espero trabalhar um pouco no meu projecto da gripe estas férias, mas vai dar para descansar a sério. Quando voltar volta os apertos, mas depois vem a queima... depois mais uns apertos lol

Parece um carrossel mas eu já nem ligo. Hj fui comprar a minha cartola e bengala... oh lindeza que eu vou tar no dia do cortejo. Mas é o meu último ano, axei que devia manter a tradição.

Estou montes de contente com o meu trabalho da Gripe Aviária. O nosso projecto vai para a frente, já tenho combinadas as idas à escola (só falta a data), as apresentações começam a ficar feitas, o panfleto de esclarecimento para os pais está perfeito. Tão perfeito que o prof disse que tava melhor que o panfleto que a câmara de coimbra tinha feito. Qd ouvimos estas coisas parece que inchamos um pouquinho mais por dentro e que o esforço vale a pena:)
Uma escola pediu inclusivé para fazermos uma sessão de esclarecimento aos pais. Qt à Sessão de Esclarecimento à população, com um quadro de convidados de fora mas que infelizmente também terei com os meus colegas de fazer parte (com a apresentação que provavelmente vai abrir a sessão), parece que de repente as entidades que importam nos apoiam, e as coisas parecem estar a acontecer...

Estou esgotada mas contente:) O relatório de estágio está entregue, um trabalho sobre aditivos entregue e apresentação oral feita... o trabalho de frescura no peixe deve ser acabado na sexta.

Ficará a faltar o malfadado de economia, o de produção (pincelão) e o meu caso clínico... Não está a ser fácil encontrar material sobre os tumores sobre os quais quero falar...nem alguns veterinários me parecem conseguir ajudar.

De qq modo, só vou pensar nisso depois das férias. Vou para o calor com grandes amigos e vai ser uma semana hilariante.

Volto curada de certeza. Tem de ser... afinal de contas dia 24 mais uma saída para um matadouro lol

sexta-feira, abril 07, 2006

Estou de volta!

Pois é! Peço imensa desculpa à multidão de leitores que acompanha este blog maravilhoso, mas para o bem da minha sanidade mental, tive de ficar em coimbra e adiantar um trabalhito, senão qq dia dou em doida.

Não há nada pior do que andar à procura de bibliografia para trabalhos e não encontrar nada de jeito. Ops! Afinal há: ter demasiados trabalhos para fazer! lol

Deixando-me de queixas.... a semana n correu mal e quinta lá tive uma saida de campo.

Ora, uma saída de campo envolve várias vacarias, várias mudas de roupa: ora veste o macacão e as galochas...ora tira....ora volta a pôr tudo. É giro... fashion... o macacão faz-nos parecer mecânicos mas honestamente nem me importo....só tenho pena de ser canita e me sobrar um pouco de macacão! lol

Quem n ficou muito contente por descobrir que estava a transportar alunos de veterinária foi o motorista do autocarro... Vá se lá saber porquê!!! O autocarro nem ficou a cheirar a "essência" de vaca nem nada! hahaha

4 explorações visitadas e praticamente não toquei em vacas.... fui-me safando dos interrogatórios do prof e da história "uma veterinária tem de conseguir segurar a vaca como um veterinário" e do "você não sabe fazer isso?? tsc tsc" qd ele nem sequer tinha dito como se fazia. Eu sou a favor da igualdade, mas nem sempre. Por mais que nos esforcemos, n conseguimos ter a força de um homem e, por isso, tive de assistir a uma probre de uma colega de 45 kgs vermelha que nem um tomate a segurar uma vaca... eu dps ajudei segurando no nariz da vaca, mas sei que custa muito, pq são animais com muita força.

Ainda me lembro de dezembro, numa saida de campo na qual fomos tirar sangue a 200 vacas. Tirar sangue a uma vaca é um pouco chato, pq é retirado da base da cauda. Não fosse já o facto de estarmos na ponta mais ingrata da vaca (fezes e coices a granel) temos de levantar o rabo da dita! E acreditem qd vos digo que levantar o rabo a 20 vacas de seguida e segurá-los lá em cima enquanto tentamos que venha sangue para o nosso frasquinho (o que com a falta de jeito que ainda temos dura uma eternidade) NÃO É FÁCIL!

Como tb n é fácil agarrar uma novilha de algumas centenas de kgs num piso liso cheio de "essência" de vaca lol.... mt escorregadio e mau!

Bem.... quinta feira tenho outra saida de campo...e esta segunda vou à probar! A ver vamos como vai ser a manhã. E não (para quem se tiver a questionar) não tou de férias e n as tenho antes de dia 13....

Olé!

sexta-feira, março 24, 2006

Há vacas e vacas!

Pois é! Passei-me da cabeça e mudei o nome do blog. Há mais alterações a serem feitas mas para isso eu teria de perceber alguma coisa de templates... por isso... preciso de mais tempo.

Este nome é o nome de um filme que gostei mt da primeira vez que o vi. Tem o primeiro parto de uma vaca relativamente realista. E como o blog até nem tava tão deprimente como eu inicialmente pensei que iria tar, axei que teria de mudar o nome.

Mais! Como as minhas histórias de veterinária até são pedidas, isto faz todo o sentido. E nem a propósito, nas próximas semanas vou ter saidas de campo. Vão ser dias cheios de bailados em bosta a tentar não ser empurrada, pisada e acima de tudo evitar levar com um coice (as capacidades especiais das vacas para o fazer já foram descritas antes).

Pois muito bem. Sejam bem vindos à tourada que é a minha vida! hehe

domingo, março 19, 2006

Mudança

Hmmmm...

Tou a pensar em mudar o nome do meu bloguinhas..... hmmmmm..... no próximo fds talvez...

sexta-feira, março 17, 2006

Lord of the cows: the return of tons and tons of work!

Será que alguém adivinha pelo titulo como foi a minha semana? Não? vá lá! façam um esforçozito lol

No domingo deu-me um gosto imenso conduzir até coimbra: quentinho e um sol radiante. Na verdade tinha um pouco mais de vontade de ir até à minha praia do coração e respirar um pouco a brisa salgada, mas não podendo até nem foi uma alternativa muito má.

Segunda feira, road trip com 3 amigos até lisboa para ver o nosso amigo Jack. O concerto não foi mau, mas tb não foi espectacular e inesquecível. Não foi muito interactivo...
Sabem aqueles bocados em que o cantor se cala e deixa o público cantar, e todos cantam ainda com mais força para serem ouvidos e fazer um lindo efeito de grupo? Pois!.... não houve nada disso. Não deixou de cantar silaba nenhuma, e uma vez atrasou-se, o público cantou e o jackinho logo cantou logo as 3 palavras q lhe escaparam. tsc tsc

De volta à universidade, vejo o meu futuro muuuunto leve. Tenho 6 trabalhos para fazer, um relatório de estágio e uma caso clinico para desenvolver para apresentar numa entrevista que irei ter.

Claro que também tenho um belo trabalho que é só criar um projecto de uma exploração, desde instalações, acessos, animais, nutrição, escoamento... tudo!!!! É basicamente fazer um projecto igual ao que qq um que queira abrir uma exploração tem de entregar às autoridades competentes! yupi... que fixe! not!

Depois como eu tenho pancada e os meus colegas de grupo tb, em vez de fazermos um trabalhito escrito para a cadeira de Saúde Pública...na! Tinhamos de nos meter em graaandes projectos... Mania de inventar! OU SEJA, vamos fazer apresentações sobre gripe das aves para ir às escolas, já que há mais desinformação que outra coisa na comunicação social. Para além disso, sim pq ficar por aqui até nem dava mt trabalho, queremos organizar uma sessão de esclarecimento para a população em coimbra sobre a bela da gripe....

Eu sei... mas temos pancada e como nem tinhamos mais nada que fazer lololol.... De qq modo, aceitam-se candidaturas para me fazerem o trabalho de economia e gestão! (argh este é o pior...como fazer um trabalho qd n temos a minima ideia de nada do trabalho?!)....

sexta-feira, março 10, 2006

quarta-feira, março 08, 2006

Countdown...

Hmm... os dias chuvosos seguem-se uns aos outros, o caminho de sempre parece mais longo...

Hj n foi um dia brilhante.... assisti numa cirurgia... falhei uma intubação qd já o ano passado o fazia sem falhar vezes sem conta.... suturei um boxer que n parava de sangrar... e a sutura em nada ajudou..... tive de conter uns 3 gatos.... ajudar em mais umas eutanásias....

Na.... o dia n correu lá mt bem.... o regresso aproxima-se e confesso que só quero descansar um pouco. Não o faço desde setembro, por isso dou por mim a querer parar um pouco.

Não me vai ser possível, claro, já que segunda feira começa o segundo semestre, e com ele 2 trabalhos, o relatório de estágio, o caso clinico que vou ter de apresentar na entrevista e é claro os inevitáveis 4 trabalhos que deverão aparecer entretanto....

Quero descansar.... quero dormir até depois das 7.30.... hmmm.... I'm just tired....

terça-feira, março 07, 2006

The End

Começo a ver o fim, e o coraçãozito começa a apertar-se.

Num mês faz-se amigos e entra-se na agradável rotina do hospital.

Hj despedi-me de uma veterinária. Adorei conhecê-la, ela foi impecável cmg. Ela desejou-me boa sorte, disse para me manter em contacto e para voltar um dia. No fim deu-me um dos livros dela, uma das pequenas biblias da veterinária.... I was touched...

Hj suturei a minha primeira parede abdominal num animal vivo, acabei a castração da cadela e fechei. Demorei mais do que os 5 minutos que a vet demoraria, mas ela nem se importou.

Eutanasiei mais um cão.... sou um autêntico anjo da morte! lol

Voltar.... já n teria a mana e o cunhado para companhia... e seria talvez por 4 meses..... não sei mesmo ....

3 more days to go....hmmm....e pelo que parece cheios de chuva!!! bolas bolas bolas! odeio chuva....

domingo, março 05, 2006

Gripe do gato

Ora bem, para quem se estiver a interrogar quanto ao lindo título que escolhi... passo, obviamente, a explicar.

Esta semana soube-se que um gato morreu na Alemanha com gripe aviária. Eu soube disso no hospital, quando um dos enfermeiros mo disse. Eu com um ar mt sério e pensativo disse o seguinte "Bem, suponho que vamos ter de deixar de comer gato"

LOLOLOL

Não tão a ver o ar assustado dele, convencidíssimo que os portugueses, aqueles habitantes da ásia ou américa do sul provavelmente, comiam gato!!


Tive de explicar logo que estava a brincar e perguntar se ele axava que portugal era a china ou q? lolol

Mesmo assim n me safei de ainda o ouvir a gozar cmg mais tarde ao chamar-me "Cat eater" lol

Hmpf.... galeses ! lol :)



Only 5 more days to go...... blimey...it went by quite quickly.....

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Tou cansada....

Update no pequeno Jack Russel.... Inacraditavelmente o cachorro continua vivo, uma vez que os donos o levaram para casa. O pequenote não parece ter dores e por isso estão a tentar dar-lhe mais tempo para reagir. Hj vi-o. Pareceu-me na mesma, mas segundo as donas está melhor: mexeu as patas de trás, deu ao rabo, comeu (?) e reage ao que se lhe passa à volta. Não sei... fiquei contente com a noticia, mas honestamente não julgo que o cachorrito se vá safar.

Hj qd cheguei tive uma má noticia. Qd olhei para o quadro onde estão os nomes dos animais internados não vi o Murphy. Ora o Murphy era um cão com o qual tenho passado bastante tempo, pq após ter sido colocada uma placa na perna, a pata perdeu a irrigação sanguinea. Todos os dias da última semana, e várias vezes ao dia, eu massajava a pata do Murphy de modo a tentar aquecê-la e estimular a circulação sanguinea. Mas com o passar dos dias, a para outrora avermelhada tornou-se preta e extremamente esticada, tão esticada que estava a cair. Na quinta tirou-se essa pele e esperava-se que a pata fosse salva.

Não só a pata não foi salva, como o Murphy foi abatido... Ao que parece, tinha artrite na perna contralateral, logo, se se amputasse a pata ele n conseguiria suster todo o seu peso só com uma perna.

....

Mais 2 gatos castrados.... mais uma ajuda numa eutanásia (o que vale é q a dona "se comportou bem")

Good night...and good luck

sábado, fevereiro 25, 2006

Resumo da semana

Bem... vamos ao resumo da semana. Hj até tou bem disposta e com vontade de fazer um testamento. Isto pq está sol!!!! E como eu sou bastante influenciada pelo tempo, encontro-me bem disposta!

Ora bem.... comecemos pelo inicio...

A semana nos primeiros 3 dias não trouxe nada de novo a não ser frio. Um frio de rachar, que após 30 minutos de caminho, nos congela todas as partes que n estejam protegidas por roupa, e mesmo algumas q estejam (subentenda-se as minhas pernas que atingiam temperaturas minimas assustadoras, mesmo a andar depressa!). Ontem nevou... mas só um caganito...

A minha lista de óbitos continua a crescer, uma vez que a minha mãozinha é responsável pela administração de 3 inj letais, fora os casos a que apenas assisti e os que apenas segurei os animais. De um modo geral isto não me afecta, são normalmente coisas que têm, por uma qq razão, de ser feitas. É claro que abater um animal apenas pq tá velho.... enfim... De qq modo, qd feito na ausência dos donos, e por ser algo extremamente suave para o animal, não me parece afectar. No entanto, qd se assiste aos donos a despedirem-se ou a estarem presentes durante a eutanásia.... custa sempre um pouco mais.
Talvez por qd apenas feito por vet e enfermeiros não haver qq demonstração de sentimentos.. tudo parece ser mais fácil.... e por um lado, ainda bem que assim é, senão seria algo muito mais penoso de executar e desgastante.

Esta semana já me deixaram entubar 2 vezes e já começo a ter jeito a colocar os animais a soro, ou apenas a cateterizar a veia! Muito bom mesmo... já que até vir para cá ainda n tinha sido capaz de o fazer correctamente.

Quinta feira assisti a algo que n estava à espera de assistir. Passo a relatar lol

Estava a assistir a uma cirurgia num jack russel de 15 semanas, para resolução de uma fractura na patita. De repente começo a olhar para o balão onde passa o belo do O2 e CO2 do rapazinho e n vejo qq movimento. Debati um pouco se deveria dizer algo ou não, uma vez que n queria interromper a vet com perguntas estúpidas. Lá acabei por perguntar se era normal num cachorro peq n se ver qq movimento no balão. Nisto a vet faz um ar assustado, levanta o pano cirúrgico, e por baixo eu vejo um cão de olhar fixo e lingua azul. Tinha tido uma paragem cardio-respiratória.

Começa-se a fazer ventilação assistida (apertava-se e enchia-se o balão com 02).... de repente só vejo a vet pegar num bisturi e abrir o tórax do cachorro e começar a fazer uma massagem intracardiaca!!!!! Nunca vi nada assim, e pelos vistos foi a 2ª vez que ela o fez.
Os minutos arrastaram-se e o cão n parecia reagir.... inj de adrenalina.... e o coração lá começou a bater.............mas o cão n respirava sozinho...... mais minutos intermináveis e ele lá começou a respirar com bastante esforço...

O cachorro ficou o dia todo entubado, sem recuperar da anestesia.... Ao final do dia lá se desentubou, mas o olhar do cão continuava fixo no infinito...apesar de mostrar alguns reflexos essenciais. Era necessário dar-lhe um diurético para diminuir a pressão intracraniana, mas eles n tinham o fármaco. Não se podia fazer nada...

Ontem, ainda estava vivo. O olhar continuava fixo e as suspeitas de lesões cerebrais parecem confirmar-se. Qd estava a sair, vi os donos no canil que o tinham vindo visitar.... qs q posso garantir que ele não vai chegar a segunda feira vivo... de certeza que vai ser eutanasiado.

Era um cachorro mt simpático e brincalhão que deu trela a toda a gente que cruzou o seu caminho até à sala de cirurgia.... é injusto, mas faz parte da vida suponho.

On a brighter note... fui ao cinema com a mana e o cunhado ver o "Lucky number slevin". Excelente!!!! dps o date movie para me manter a acordada...é o que se esperava....

E pontos.... that's all folkes! (finalmente)

Sorry pelo testamento... a sério!

Once and again

Mais uns testes extremamente fiáveis e resultantes de anos e anos de pesquisa lol

Your Kissing Purity Score: 74% Pure

For you, kissing isn't a casual thing

Lip to lip action makes your heart sing




Cheese Pizza

Traditional and comforting.
You focus on living a quality life.
You're not easily impressed with novelty.
Yet, you easily impress others.


Easily impress others? hahaha enfim.... vidas!

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Eu

Sinto-me sozinha...
Mas não procuro companhia
Sinto-me triste...
Mas não corro atrás de alegria

Acomodei-me e parei
Deixei de sonhar
Continuo calma e resignada
Deixei simplesmente de lutar

Esgotei as minhas energias
Já não sei como as recarregar
Continuo quieta e dormente
Continuo dorida a penar

As lágrimas esgotaram-se
Apesar da persistente dor
A dormência apodera-se
Desaparece o meu fervor

Páro e observo-me
Continuo simplesmente assim
Sou metade do que fui
Tudo se esgotou em mim.

CH 22/02/06

terça-feira, fevereiro 21, 2006

:)

"As I was going up the stair,
I met a man who wasn't there.
He wasn't there again today;
I wish that man would go away."
Hughes Mearns

sábado, fevereiro 18, 2006

1/4

Um quarto do estágio está feito.
Na sexta puseram-me a fazer trabalho de enfermeira e eu não tenho qq problema nisso. Afinal de contas é a base do trabalho do veterinário. Quinta eutanasiei o meu primeiro animal....razão era ser velho :\ Os últimos dias foram mais calmos, principalmente as tardes de consulta, havendo algumas alturas em que nada acontecia.

Sinto-me cansada. Se os exames, que estão todos feitos e despachados, me esgotaram mentalmente, começo agora a sentir algum cansaço fisico a juntar-se. Durmo menos, passo o dia de pé e faço uma hora de caminho por dia. Chego às 22h e facilmente apago. Ora isso nunca acontecia em altura de exames.

Hj a mana e o cunhadito e moizinha, actualmente tratada em casa por cat-woman, fomos ao zoo de Bristol. Fraquinho, mas deu para ir passear.

No comboio deu-me para pensar. Erro eu sei...

Sinto-me sozinha e um pouco esquecida. Nada a ver com a mana. Refiro-me ao pessoal do meu dia a dia. Talvez esteja a ser injusta, mas foi assim que me senti. Não sei....

Dei por mim a pensar nas pessoas que me conhecem, ou que julgo que me conhecem. Não axo que seja dificil conhecer os meus traços gerais, embora poucos me saibam ler, não axo que seja dificil saber quais os meus alicerces. Mas depois lembrei-me de alguém que apesar de eu lhe ter aberto o meu mundo e partilhado tudo sobre mim, revelou mais tarde não conhecer coisas básicas sobre mim e sobre o que é importante para mim.

Serei assim tão dificil de conhecer? Não digo entender, prever ou saber os meus probs mas saber o que me magoa e o que me alegra, o que é importante e o que é insignificante.

Será tudo o mesmo?
Não sei ser de outro modo.... será que me vou sentir assim para sempre?

"Just share your life
Believe and wait
And someday you'll see
That there's no more hate...."

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Cansaço parte II

Okis..back and alive!

Continuo um pouco cansada, mas nada como no primeiro dia. Em parte deve-se ao facto de eu ter aprendido a fazer os "breaks" que eles tanto gostam, em vez de passar 4 horas seguidas de pé ou a andar de um lado para o outro.

A moral tá alta, uma vez que estão cada vez mais à vontade comigo, e por isso cada vez faço mais. Ontem suturei o abdómen de um cão (morto mas fi-lo sozinha), castrei meio gato "with my bare hands" (só usei uma lâmina de bisturi lol), hj suturei um local de biópsia de um cão VIVO lol e assisti a algo brilhante: amputação da pata traseira de um hamster lol

O hamster foi complicado de anestesiar. Basicamente teve qs uma hora dentro de uma pequena caixa que estava a ser bombeada com anestésico e ele nada! Até se deu ao luxo de espreitar pelo tubo do anestésico. A veterinária desistiu e deu-lhe uma injecção.... conclusão? O Tiny ficou a dormir até às 17 (pelo menos!! dps disso n sei).

O caminho para o hospital custa um pouco, não pela distância mas apenas pelo estado em q os meus pés se encontram lol Pq estar 8 horas de pé e fazer 1 hora de caminho por dia em bota, qd os pézinhos tão habituados à bela da sapatilha tem os seus custos!
Felizmente, descobri que sempre posso levar umas sapatilhas e por isso já vêm umas a caminho (Thank God!).

Para além disso, o meu nome Cataruina ou Catrina ou Catalina continua a atrofiar os pobres dos vet. O mesmo enfermeiro que me perguntou se eu falava português perguntou hj se eu enviava msg de telemóvel em português...... O rapaz tem a tendência para perguntar o óbvio mas é mt simpático e ajuda no que preciso.

Ah... a palavra que mais uso é "Sorry", pq acabo sempre no caminho de alguém lol por isso passo a vida a ter de me desviar de uns locais para outros para depois voltar ao mesmo....

Bem.... mais 2 dias e um quarto do estágio está feito. Mais 2 dias e fim de semana e a oportunidade de dormir até um pouco mais tarde. Uma cinema com a mana e o cunhado..... 2 dias :)

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Primeiro dia

Tou cansada como o camandro.... mas até q tou contentinha!

Não é possível analisar o que vai ser este estágio só com um dia completado, no entanto, não parece nada mal por enquanto.

De manhã assisti a um tiroidectomia bilateral, OVH por piómetra, redução de uma fractura e remoção de um nódulo do focinho de uma baleia de um pastor alemão!!

Nada de mt novo confesso e eu não estava ainda mt à vontade. Ainda deu para ouvir coisas como "you're from portugal?"... yeah... "do you speak portuguese?"....duhhhh! lol

Claro que das primeiras coisas que ouvi foi o porquê do meu sotaque americano, resultado de demasiada televisão e não de nenhum intercâmbio escolar lolol

Tive direito a um prémio que foi ver um flap de pele abdominal colocado na pata de trás. Até me deixaram tirar fotos, por ixo tou contente :)

Não me sentei a manhã toda, almocei em 10 minutos, e toca a levantar de novo o rabiosque e bora assistir a consultas. Logo aí fui testada nos diagnósticos diferenciais para um gato com diarreia há 4 anos e com perda de peso!....patinei mt, mas pode ser q metade se deva aos probs de comunicação (cof cof).... pensei que estaria marcada com essa vet, mas safei-me pq lhe dei a ela e a uma colega extremamente simpática :) uma lição sobre leishmaniose!!!

À saída tinha o cunhado e mana à espera e bora andar mais meia hora até casa. Se não sair daqui em forma tb n sei o que o fará lolol

anyhoo, correu bem! A ver se consigo começar a sair às 5h, pq o ritmo abranda demasiado e assim sempre tinha companhia até casa e ainda chegava a casa com alguma luz.... let's see!

sábado, fevereiro 11, 2006

And here I am!

Já estou no país dos dragões em casa da sis.

Axo que era a única portuguesa no avião e suspeito que a mais nova! Mas a velhota ao meu lado era simpática e mt quietinha, por isso foi como viajar sozinha no avião. A mana tava à espera no aeroporto e quando cheguei o cunhadito já tinha o almoço feito.. só mimos!

E segunda começa o estágio.... num xei o que esperar, e julgo que apenas amanhã e principalmente à noite me vou aperceber realmente disto tudo.

É bom tar com a sis e com o cunhado, embora sinta sempre que incomodo um pouco, sinto que alteram os seus planos para me acomodarem. Não o deviam fazer.

Vou ter a companhia do cunhado no caminho para o Hospital de manhã, mas no regresso axo que só vou ter o privilégio enquanto não conhecer o caminho.

Hmmmmmmm....não sei o que esperar. Não sei o ambiente que vou encontrar ou o que esperam de mim, como aluna do último ano.

Lado positivo: axo que vou voltar a ter as histórias animadas e animalescas (espero eu) para gáudio dos meus milhentos leitores lol... acabaram-se foi as imagens, que isto de usar o computador da mana tem limites lol

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Manias!

Uma vez mais, entro na corrente e respondo com calma (tou de férias durante 3 dias) ao inquérito proposto pelo skeptikal.

5 manias.... não me digam irritantes pq já me custa pensar em manias no geral qt mais manias irritantes (acabei de fazer um exame por isso tenho desculpa :p)

1 - Faço sempre os exames a correr, como se não tivesse quase tempo nenhum para o fazer...posso ter 3 horas, mas tenho de o despachar em 15 minutos se possível.

2 - Se tou no sofá, tenho de tar enrolada num ederdon ou manta, por xs mesmo no verão!

3 - Passo a vida, nestes últimos tempos, a dizer "vidas....cá estamos!"... Peço desculpa aos amiguinhos que tiverem fartos disso.

4 - Atendo qs sempre o telefone (qd sei quem é) com "Xim?"

5 - Tenho de chegar cedo para os exames e faço questão de chegar a horas qd combino algo. OOOOdeio chegar atrasada!

Hmmmm, vejo que perdi mtas manias até... qd era mais canita tinha de ter o quarto de um determinado modo, peluches em determinadas posições para dormir. Fixolas!

Tá qs.... tá meeeeeesmo quase. Tou pa ver...tou tou!



Não dá para perceber nada pelas imagens que coloco no blog que gosto de gatos pois n?
Bem me queria parecer...

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Num intexa!

Hmmm tou a ficar sem títulos! lol.... nevermind...

Bem, vamos ao rescaldo de uma semana.

Passar a semana sem vontade de estudar, nada de novo até agora. Chegar ao exame e descobrir que eu e um colega adivinhámos qs por completo as perguntas do exame, despachar o exame em 40 minutos (para surpresa da prof) e pirar-me de novo.

Um dos meus problemas é a falta de paciência para grandes dissertações e pa fazer exames. Sou normalmente das primeiras a sair, isto pq faço o exame depressa e pq n tenho paciência para ponderar e tentar completar ainda mais respostas que sei que estão aceitáveis.
Esta faceta não é normal em mim. Como Virgem que sou, tenho tendência para me perder nos pormenores do que faço, mas, aparentemente, os exames escapam ao meu controlo.

Até agora tenho 3 cadeiras feitas e com notas bem catitas. Falta uma que seria bastante fácil, não fosse a prof esmilhafrar todos os pormenores possíveis e imagináveis.... a cadeira não é suposto ser dificil, afinal de contas é Tecnologias e Segurança Alimentar.

Passei ontem o dia a embalar a minha colecção de mais de 120 casas em miniatura. Tava farta delas e do espaço que roubavam aos meus livros...e mai nada!

Comecei a fazer a mala para ir ter com a mana pa semana. Tou calma. Demasiado calma. Tou desconfiada. Tou mesmo a antecipar o tilt que me vai dar no sábado/domingo. O que vale é q vou ter a minha sis para me aturar! heheh


Ah! A quem interessar (mana talvez) Paolini é a versão moderna e jovem do tolkien... pelo menos, a história tem qs os mesmo protagonistas lol. (é bem fixolas).



domingo, janeiro 29, 2006

Neve

Acordei com o meu pai a dizer q tava a nevar. Como nunca vi nevar cá na terrinha, desatei a correr até à janela, e para meu espanto estava mesmo a nevar. Só escrever isto já parece um pouco surreal, mas sim... estava a nevar! Infelizmente mais parecia que estava a chover, uma vez que assim q os flocos atingiam o chão, desfaziam-se, logo, nada de tapete branco para ninguém.

Tudo mt giro, até chegar a hora de zarpar para Coimbra para ver se me obrigava a estudar um pouco, e voltar ao aconchego do meu sotão. Pooooois, nada de viagem, pq a neve que nem me cobriu o chão em casa fechou a A1 desde Pombal a Santarém!!! Não curti, e não tava com muito apetite para ir pela nacional, muito menos com neve, por isso... toca de voltar a tirar tudo do carro e assentar o rabo em casa!

Amanhã, nova tentativa para voltar para Coimbra...esperemos com mais sucesso já que dão um aumento de temperatura.

E sabem o que axo injusto? É que até em Évora caiu um camadão de neve que sempre dava para fazer umas brincadeiras, e por aqui mais parecia chuva branca e pouco mais, até a geada põe a terra mais branca! Quem me manda viver perto do mar?... lol


sexta-feira, janeiro 27, 2006

Balanço(a)

OK .... cá estou eu de volta e ainda inteira!

A semana passou-se rápido com muito pouca vontade de estudar. Tão pouca tão pouca que na véspera do pior exame do meu semestre não fui capaz de estudar!.... e no entanto sem grandes stresses.

O exame tá feito, a cadeira é que não tenho a certeza. Caso se tratasse de um exame normal, consideraria que o rapazolas tava feito, no entanto, era um exame composto por 5 partes diferentes, cada uma com o seu tema. E aí é que surge o problema.... é que se eu n tiver 9,5 em cada uma das partes chumbo! Posso até ter 20 nas restantes, mas se tiver 9 numa delas, caput! É claro que não vou ter 20 em nenhuma delas, mas depois de 19 páginas de exame, uma pessoa já tá tão cansada que já nem quer saber. Mantive-me umas 2 horas a fazer o exame...houve quem chegasse às 4h (axo um exagero mas enfim....).

É também com extrema satisfação (not) que me apercebo que atingi níveis nunca antes atingidos por mim. Tudo muito giro se não se tratasse do meu peso! lol
Resta-me rir e entrar em dieta e banir o meu único vicio e mimo para mim: o chocolate. Terá que ser, já não tenho a desculpa do exame dificil e vai ter de ser... adeus arroz. Vivam as sopinhas, fruta e iogurtes.... não gosto especialmente de nenhum deles mas irão fazer parte da minha primeira dieta a sério. E não mana, se eu continuar despreocupada pq tou em exames, não caibo no avião! lol

Qt a exercicio, por muito bem que me fizesse à mente e ao corpo é complicado n só em termos de tempo, como escolhi o gosto pela modalidade errada: natação. Isto pq para se ir nadar convém n tar uma bola.... há portanto limites a serem atingidos antes de me meter num fato de banho em frente a montes de pessoal. Falta igualmente companhia, que acaba sempre por nos motivar a manter uma assiduidade catita.

Sem grandes stresses uma vez que algo me diz q vou ter um mês de dieta e exercicio do catano! lol E é aqui que entra a novidade para os bloguistas.... Vou ter com a mana daqui a 15 dias durante um mês.

Pooois, vou estagiar um mês para Gales.... seja o que deus quiser e mai nada! Vantagem absoluta de tar com a mana e o cunhadito, ir andar que me farto e ir concerteza comer mt menos, já que apesar de n ter ar disso sou extremamente esquisitinha pa comer... não por razões de dieta, mas pq sou mesmo mesmo esquisitinha (a titulo de exemplo... não gosto de bolos nem bolachas nem de nenhum doce excepto mousse de chocolate e gelatina de morango!).

Preocupa-me um pouco o mês que se aproxima, mas sei que vai passar a correr tal como os meses anteriores.

Um exame de 19 páginas pelos vistos cansa a mioleira....... a ver se valeu a pena...

Tou cansada.... logo à noite escrevo qq coisinha iluminada.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Tou em stress

É oficial!

A descontracção não poderia durar para sempre, embora a incapacidade de estudar esteja. Enquanto não foram exames de grande dificuldade, deixei andar. Andei relativamente descontraída, embora as minhas notas não irem reflectir o grau de dificuldade das disciplinas.

Mas agora que tenho pela frente CAC (clinica de animais de companhia) é que a porca torce o rabo....

Não me consigo concentrar ou mesmo obrigar a estudar. Parece um sacrificio tudo o que leio, para depois me recordar de pouquíssimo!

O pior é q é matéria que nunca mais acaba, parte da qual desgosto ou começo mesmo a detestar!

Dermatologia - ok, nunca pensei que fosse gostar, mas posso até dizer que n é má de todo (desde q n me venham chatear com as neoplasias)

Comportamento animal - fixe! fixolas... as terapêuticas com fluoxetina (prozac) e afins é que se torna confuso e complica um pouco o esquema.

Oftalmologia - Não gosto! nunca gostei, nem no meu terceiro ano e não seria agora que começaria a gostar (embora já a perceba um pouco mais).

Geriatria/pediatria - soft, não muito para saber e os estágios intercalares ajudam:)

Cardiologia - o meu karma! Não era matéria que desgostasse, mas é tanta tanta que só tenho vontade de dar um tiro qd chego a essa parte, que representa metade do meu dossier!.... "diga tudo o que sabe sobre ECG, alterações de ritmo, bloqueios, dças congénitas ou adquiridas valvulares, do endocárdio, miocárdio, pericárdio, lembrar as mil e uma raças predispostas às mil e uma doenças... não esquecer o tratamento (que são milhentos) e ah! a bela da dirofilariose.... raio de bichinho.

Ok... exorcismo tá feito! Não me sinto propriamente melhor, e se vcs chegaram ao final deste post também não devem estar :) De qq modo, os meus parabéns! Ganharam o prémio de "aguentei um post enorme cheio de baboseiras"!

Bah... tenho mas é de ir estudar, que o fundo do olho n espera por ninguém!

terça-feira, janeiro 17, 2006

Olhou pela janela e viu um lindo dia de sol. Tudo verde e céu azul. A brisa que se fazia sentir parecia mais quente, tal era a força do sol nesse lindo dia de Inverno.

Respirou fundo, como fazia sempre que se sentia assim: em sintonia com o que a rodeava. Olhou para o lado, e sobre o seu ombro coberto pelos seus cabelos rebeldes, viu a chave para uma tarde perfeita. Viu a chave do seu carro.

Olhou novamente para a rua, como se precisasse de um incentivo para sair e se perder. Não precisava. Era como um ritual, como se tivesse de pedir autorização à erva, ao vento e ao pardal para sair e partilhar um pouco da harmonia e da paz que enchiam o seu jardim.

Assim que entrou no carro, sentiu os seus músculos descontrair. Até mesmo os teimosos trapézios que teimavam manter-se contraídos, provavelmente até durante o sono. Ouviu o motor, e desta vez, decidiu não ligar o rádio. Abriu as 2 janelas, e arrancou.

Não tinha pensado previamente sobre o destino da sua viagem, mas não precisava. O seu destino era sempre o mesmo: o pinhal, a beira mar.

Assim que entrou na velha estrada do pinhal quis fechar os olhos. Não o podia fazer, mas a satisfação do momento vinha apenas do facto da sua alma o ter feito. A velha estrada estava em más condições, cheia de buracos perigosos, mas isso não a deteve. Seguiu, com calma e satisfação, até que um cheiro familiar lhe abraçou a face, o corpo, o carro. Sorriu. O cheiro a eucalipto que a envolvia fê-la abrandar o carro, sentar-se quieta e então fechar os olhos. Respirou fundo. Se alguém passasse não iria entender o porquê de ter parado. Não era a zona mais bonita do pinhal, mas o cheiro era embriagante.

Abriu os olhos lentamente e seguiu caminho com um sorriso nos lábios. Nestas alturas, sentia sempre pena de não ter a música ideal para acompanhar aqueles momentos tão especiais, tão seus.

As árvores contorcidas denunciavam a proximidade do destino. Passou pela vila e parou em frente ao mar. Gostava de se sentar no pequeno muro de pedra sobre os penhascos e sentir o vento forte e salgado na cara.

Hoje não havia pescadores nem surfistas. Não havia sequer cães a correr na praia. Teve pena mas mesmo assim sentou-se no seu lugar de sempre.

O frio não a deteve, manteve-se sentada quanto tempo o seu nariz aguentou. Não tirava os olhos do mar e da praia. O mar verde e azul estava calmo. Estranhou. Não era normal ver o mar tão calmo no Inverno. Estava habituada a vê-lo revolto e branco. Talvez ele reflectisse um pouco o que se passava dentro de si. Sim... Hoje vinha mais calma.

Decidiu andar, sempre à beira mar, sobre as tábuas e troncos que se uniam para fazer um caminho longo e claro. Percorria o caminho com alguma lentidão, como que a saborear cada passo, cada pedaço de tábua salgada.

Parou junto ao penhasco. À sua direita, um penhasco alto e escarpas perigosas. À sua esquerda, uma planície de areia, ponteada pelo verde do bálsamo. Riu-se. Não podia deixar de se rir. Quantas vezes ao longo da sua vida tinha dado por si exactamente nesse ponto, nessa tábua entre a planície e o penhasco. Parou e olhou em volta. Respirou fundo e ouviu o mar.

Seria hoje que optaria por uma delas? Pela calma medrosa do penhasco ou pela segurança dolorosa da planície?

Fechou os olhos e sentiu a brisa tocar-lhe na face. Retribuiu com um sorriso, e seguiu em frente...

quarta-feira, janeiro 11, 2006

TILT

Ok, eu estou claramente à beira de um tilt. Só pode. É a única explicação razoável para o facto de eu andar tão descontraída e sem grandes stresses com os meus exames.

Estranho... muito estranho. Ando sem vontade de estudar, dou por mim a não estudar e a n ter remorsos ao mesmo tempo (milagres).... claro que quando eu penso no que vou fazer daqui a um mês me dá um aperto na tripa, ou então no exame que vou ter no fim do mês.... há coisas que não mudam!

Volto a casa, meio contente meio contrariada. Queria ficar em coimbra, gosto do meu espaço, do meu horário, das minhas séries. Por outro lado, iria ter que ir às compras, logo só ia comprar comidinha suadávelzinha e que ia engordar mtttt pouco, seria tb demasiado tempo, e na fase inicial do estudo entro um pouco em parafuso.

Isto porque passo o dia completamente sozinha, sem ver ou ouvir vivalma! Ou seja, às 6 da tarde já tou inquieta. Dou por mim a ouvir musicas deprimentes, deitada no chão da sala ou a respirar fundo pela minha janela do sotão!

Coisas estranhas, mas que de certo modo lá me dão algum gozo.

Já que ontem só adormeci às 4 da matina (n me perguntem pq raio pq eu tb n sei), comecei a pensar naquelas pequeninas coisas que me dão, não direi felicidade, mas algum prazer:

Ouvir uma música da qual gostamos tanto, ou nos diz tanto na altura, que quase sentimos cada célula do nosso corpo arrepiar-se.

Sentar-me à beira mar a ver o pôr do sol, ou simplesmente vê-lo de uma janela. As cores avermelhadas, azuladas....

Nadar de baixo de água, numa piscina e ver os raios de sol dispersos à nossa volta.

Sentar-me sozinha a ver os meus animais.

Ter um gato a dormir em cima do nosso peito, enroscado no nosso pescoço.

Jogar ao desconfia com amigos, dos mafiosos aos ingénuos (no jogo entenda-se).

Olhando para a lista, aparentemente até nem era preciso muito para me fazer feliz né?...

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Há tanto tempo...

É verdade, já não escrevo no boguinhas faz algum tempo. Quando começou havia tanto para dizer e agora...agora? pouco há ou pelo menos nada de muito alegre e cómico.

Sobrevivi ao Natal. Só por si é um grande feito, uma vez que essa época nunca foi fácil. Mtas pendinhas, muita comidinha que é para ficar balofa de vez e ficou tratado. Estudar um pouco na semana a seguir, e já tava aí o Ano Novo (uma semana de "férias" nem soube a nada). Passado em casa com os cotas e as manas emprestadas, mais uma noite a pôr músicas aos cotas. Desta vez esmerei-me e arranjei-lhes coisitas do tempo deles, com a condição de eu gostar delas também. Bateram-se novos records, uma vez que a festa durou.... imaginem!!!! até às 3h... é a loucura total! lol

E para o ano começar em beleza, já despachei um exame hj. Não um exame normal, mas sim uma oral com o excelentissimo dr Cannas! Ah pois é! Muuuuntos nervos à mistura, pq o homem nem sequer sabe o que nos deu, já que nos pediu para escrevermos no quadro os temas que tinhamos abordado nas aulas para que ele pudesse fazer o sumário!....tá-se mesmo a ver o tipo! Ninguém sabe o que raio ele se vai lembrar de perguntar nem a que disciplina isso vai pertencer. É cada um por si e que deus nos ajude lol

Como terceira vitima da tarde, e tendo presenciado a saida de uma aluna chumbada e do melhor aluno do ano a dizer q foi terrivel, uma gaja respira fundo e entra na sala.

Conversa:
Cannas - tenho ideia que és boa aluna
moizinha encolhidinha- pois... eu tento...
Cannas - e queres seguir o q?
moizinha (completamente tramada pq ele n gosta de animais de companhia) - oh..pequenos animais eventualmente pequenos ruminantes. Não tenho nada contra vacas, mas como tenho medo delas não devo dar uma grande veterinária.
Cannas - (?!) - eu tb tenho medo de vacas. Isso passa.

Depois de eu recolher a minha mandibulazinha do chão lá começámos. Posso dizer com toda a certeza, e literalmente suponho, que hj tive uma vaca do caraças!!!!!! Uma oral simples na qual eu lhe dei um baile. Mais, cúmulo da má educação, interrompia as minhas dissertações sobre instalações e maneio de vacas para me dizer q n queria saber mais disso ou que já chegava.

No final, e a pensar que me tramava (muhahah pobre homem!) lembra-se de perguntar qts cubiculos deve haver numa exploração. Moizinha diz +10% que o nº de vacas. Ao que triunfante pergunta: "E porquê hein?".
Moizinha enche o peito e diz "para as vacas poderem ter escolha e evitar conflitos com vacas dominantes". HA HA HA
resposta? vai-te embora, já chega! HEHEHE saquei um 15 toda contente. obviamente tenho noção que tenho o 15 pq a minha oral foi das mais fáceis das que ele se lembrou de fazer hj. Mas num interessa.

Já só faltam 5....... (será que à semelhança dos contadores de idade/gravidez/férias tb há um para exames????....vidas)



Ainda não mostrei os meus canitos pois n?



O Ben em todo o seu esplendor (é um cadito vaidoso e ciumento!)


A Brie e a sua canita (o canito é timido. O mesmo não se pode dizer da canita da foto que é levada da breca e faz a vida negra aos manos)


Por fim a Bali (mãe da Brie) com as suas 2 canitas. Eu vou ficar com a mais pequenina e escurinha.